sábado, 18 de julho de 2015

A escolha de uma história para investigação

       “Como você seleciona uma história para investigar?”

“O material está por toda parte”. O problema é vê-lo. Afortunadamente, existem diversas maneiras de noticiar uma história que se apresenta para ser investigada.



Os espectadores amam histórias que lhes adicionem valor – informações que eles não conseguem encontrar em nenhum outro lugar, nas quais eles confiam, e que lhes dê poder sobre suas vidas. As informações podem ser sobre política, ou finanças, ou os produtos que eles usam em seus lares. O que importa é que as suas vidas podem mudar a partir do que tivermos a dizer nessas questões. Portanto, anote: o jornalismo investigativo não é somente ou principalmente um produto, e sim um serviço; e esse serviço está tornando as vidas das pessoas mais fortes e melhores.

Uma maneira é observar a mídia. Em geral, é uma boa ideia monitorar um setor específico, para que você comece a identificar padrões e, assim, notar quando algo de incomum ocorre. Se você termina uma história e pensa, “Por que isso aconteceu?”, existe uma boa probabilidade de que há mais por ser investigado. Outra maneira é prestar atenção àquilo que está mudando no seu ambiente, e não aceitá-lo como algo dado. O grande repórter belga Chris de Stoop iniciou uma investigação que se tornou um marco, sobre o tráfico de mulheres, após perceber que as prostitutas belgas de uma vizinhança onde ele costumava passar a caminho do trabalho tinham dado lugar a estrangeiras, e então se perguntou por quê. Uma terceira maneira é ouvir às reclamações das pessoas. Por que as coisas precisam ser assim? Não há algo que possa ser feito? Em qualquer lugar onde pessoas se aglomeram – mercados da vila, fóruns de internet, festas de jantar – você ouvirá falar de coisas que parecem estranhas, estarrecedoras ou intrigantes. Por fim, não busque apenas coisas que envolvam transgressões. É frequentemente mais difícil realizar um bom trabalho de reportamento sobre algo que está dando certo – entender um novo talento, ou um projeto de desenvolvimento que alcançou as suas metas, ou uma empresa que está gerando riqueza e empregos. Identificar os elementos replicáveis do sucesso, ou as “melhores práticas”, é um valioso serviço aos seus expectadores. Lembre-se disto: especialmente quando você estiver iniciando o trabalho, não existe algo como uma investigação curta. As habilidades necessárias para uma investigação em um vilarejo distante são as mesmas habilidades que você precisará ter mais adiante na capital. Isso não é uma teoria, isso é a nossa experiência. Use as histórias que aparecem onde quer que você esteja agora para começar a construir essas habilidades. Não espere até você estar envolvido em uma investigação de altos interesses para aprender o que você está fazendo.



Fonte: Manual para jornalistas investigativos / imagem web.


Nenhum comentário:

Postar um comentário